eventos
Brasil e Portugal vão (mesmo) ter um futuro em comum?
Um Grammy, uma Jabuti e um Sílvio Romero, entram em uma biblioteca em São Paulo (e falam de Portugal)
O cantor Zeca Baleiro (Grammy 2021) e a poeta Luiza Romão (Jabuti 2022) e Tom Farias (Silvio Romero- ABL 1991) são convidados da associação Portugal Brasil 200 anos e da Casa de Portugal em São Paulo para debater o atual momento cultural entre Portugal e o Brasil.
Procurando entender a construção que, na atualidade, Portugal e o Brasil vão fazendo em conjunto, nas áreas de cultura e cidadania, uma parceria entre a Casa de Portugal em S. Paulo (1935) a Associação Portugal Brasil 200 anos (2021) realiza um evento presencial com pensadores, escritores e poetas,na próxima segunda feira dia 11 de setembro às 18:30.
O encontro conta também com a participação da professora da USP Ana Paula Megiani, da poeta Tawane Theodoro e do colunista da Folha de S. Paulo, José Manuel Diogo, que fará a mediação dos debates, na biblioteca Ricardo Severo da Casa de Portugal, um salão nobre que abriga importante espólio da produção literária lusa na capital paulista e divide-se em dois painéis.
No primeiro, o escritor Tom Farias e a historiadora Ana Paula Megiani refletem sobre o passado da história compartilhada dos dois países procurando traçar linhas de ação para a construção do futuro.
No segundo, Zeca Baleiro autor do álbum "Canções d'Além mar", vencedor do Grammy Latino em 2021 - um disco onde o cantor maranhense interpreta em português "do Brasil " êxito da música lusa, encontra a poeta Luiza Romão, vencedora do livro do ano Jabuti 2022 com "Também guardamos pedras aqui ".
Em este diálogo o mote para a conversa são os trânsitos e o conhecimento da produção artística em cada um dos países.
As duas conversas têm a moderação do autor e colunista da Folha José Manuel Diogo e a poetisa Tawane Teodoro, de 21 anos, campeã do Slam SP em 2018, fará interpretação de dois poemas, entre as mesas e a encerrar o programa.
O evento será apresentado pelo cônsul geral de Portugal em São Paulo, António Pedro Rodrigues da Silva e pelo presidente em exercício da Casa de Portugal, Renato Afonso.
Na ocasião será assinado um termo de Cooperação técnica entre a Associação Portugal Brasil 200 anos e a Casa de Portugal SP com o objetivo de incrementar a produção cultural compartilhada entre os dois países na cidade de São Paulo.
É gratuito, as portas abrem às 17:30, os lugares são limitados e estão disponíveis para reserva a no seguinte link https://wa.link/a935n7
Ciclo cidadania da língua
Coimbra, Portugal
23 de junho a 2 de Julho 2023
Obrigado
O Ciclo Cidadania da Língua, integrado na Feira do Livro de Coimbra, reuniu personalidades da cultura, literatura e educação de países de língua oficial portuguesa. Com debates, palestras, performances e conversas, o ciclo promoveu a reflexão sobre temas relevantes para a cidadania e a língua portuguesa, bem como fortalecer a cooperação e o diálogo entre esses países.
Em um momento em que a língua portuguesa vem ganhando cada vez mais importância no cenário internacional, é fundamental discutir questões como a cultura como marca de território, a programação cultural em português, os desafios da nova cidadania e o acesso à educação. Além disso, é preciso refletir sobre o futuro da da língua portuguesa e a importância de contar a história de forma plural e inclusiva.
O Ciclo Cidadania da Língua foi assim. Para nós, para Coimbra, para os países de língua oficial portuguesa e para quem pensa as oportunidades e ameaças que hoje se colocam aos cidadãos da língua. Acreditamos que promovendo o diálogo e a cooperação e estimulando a reflexão sobre temas importantes para a cidadania e a cultura podemos construir um futuro partilhado melhor.
Agora, a partir das discussões promovidas estamos a trabalhar com os nossos parceiros para que em breve apresentemos a programação internacional da Casa CIdadania da Língua .
Até breve
José Manuel Diogo
PRESIDENTE DA APBRA