Voltar para todos os eventos

PERGUNTAS SOBRE O BRASIL #21 O que Luiz Gama pode nos ensinar?

  • ONLINE https://www.youtube.com/@portugalbrasil200anos (mapa)

O que Luiz Gama pode nos ensinar?



Luís Gama foi uma importante personalidade negra do Brasil na segunda metade do século XIX. Foi jornalista e rábula (advogado sem formação) de destaque e usou suas posições para denunciar e combater o racismo, além de ter sido adepto do movimento abolicionista, ajudando a libertar mais de 500 negros escravizados ao longo de sua vida."

PARTICIPAM


Rosane Borges

Rosane Borges é jornalista, doutora em ciências da comunicação com pós-doutorado na área, professora convidada do Diversitas (FFLCH-USP) e pesquisadora do Colabor (ECA-USP), consultora de fonte especializada em raça e gênero da Rede Globo, articulista da Revista Istoé e coordenadora da Escola Longa, uma experiência de educação online. É autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (2004), Perfil biográfico de Sueli Carneiro (2009), Mídia e Racismo (2012), Esboços do tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2021).

Oswaldo Faustino

Oswaldo Faustino é jornalista desde 1976, atuou em rádio, TV, revistas e jornais, como a Folha de São Paulo e O Estado de São. Integra a Cojira-Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo. É colaborador fixo da revista Raça Brasil há 15 anos. É co-autor – com Aroldo Macedo – dos livros: A Cor do Sucesso (Editora Gente, 1999), Luana, a Menina que Viu o Brasil Nenem (FTD, 2000), Luana e as Semente de Zumbi (FTD, 2004), Luana, Capoeira e Liberdade (FTD, 2009) e Luana e as Asas da Liberdade (FDT, 2010). Lançou, pela Editora Selo Negro/Summus, a biografia do escritor e compositor Nei Lopes (2009), da Coleção Retratos do Brasil Negro, e o romance histórico A Legião Negra (2011). 

Tayguara Ribeiro

A mediação será feita por Tayguara Ribeiro é jornalista, com pós-graduação em Política e Relações Internacionais. Na Folha de S. Paulo desde 2019, já integrou as equipes do Agora SP, Economia e Política. Atualmente desenvolve série de reportagens sobre os Quilombos do Brasil. Teve passagens por veículos como Diário de São Paulo, Diário de Guarulhos, Brasil de Fato e Rádio 2.

Apresentação de Patrícia Dini, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.


LIVROS

“O Abolicionismo", de Joaquim Nabuco, e “Lições de Resistência: Artigos de Luiz Gama na Imprensa de São Paulo e Rio de Janeiro”


Live com interpretação em Libras.

O ciclo de diálogos “Perguntas sobre o Brasil” é baseado nos projetos “200 anos, 200 livros” e Diversos22. Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 anos e a Folha de S. Paulo, e apoio da Universidade de Coimbra, do Instituto Camões, do Diário de Coimbra e da Câmara Municipal de Coimbra. Tem o objetivo de reunir convidados de diferentes perfis para tratar sobre temas variados da contemporaneidade.

Anterior
Anterior
2 de julho

CONVERSA | Ainda há mesmo uma história para contar ? | Ciclo Cidadania da Língua

Próximo
Próximo
14 de julho

Exposição “Linha Móbil”