Camões e a Ciência do seu tempo
Coimbra, Portugal - O Museu da Água de Coimbra abrirá suas portas no próximo dia 12 de março, às 18h30, para um evento singular intitulado "Camões e as Estrelas", em comemoração ao 500º aniversário do nascimento de Luís de Camões, um dos mais emblemáticos poetas da língua portuguesa. Este evento é uma fusão única de ciência e literatura, destacando a relação entre a obra camoniana e a astronomia.
O encontro contará com a presença de Carlos Fiolhais, Professor de Física Catédratico Jubilado, e Maria Bochicchio, Investigadora e coordenadora do Grupo de Trabalho de ‘Poética e Retórica’ do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, que conduzirão o público através de uma jornada que explora a interseção entre a poesia de Camões e o cosmos.
Este evento especial terá início no anfiteatro do museu, com palestras dos oradores, e culminará em uma experiência poética ao ar livre, no terraço do Museu da Água, um local onde a terra encontra a água, criando uma atmosfera perfeita para conectar os participantes com o céu estrelado. A declamação de passagens de "Os Lusíadas" ficará a cargo do Coletivo DeclAmar Poesia, proporcionando momentos de profunda emoção e reflexão.
A organização deste encontro inédito - que faz parte da programação da curadoria da APBRA da Casa da Cidadania da Língua — é uma colaboração entre o Museu da Água, o Grupo de Trabalho de 'Poética e Retórica' do CIEC - Universidade de Coimbra, a Associação Portugal Brasil 200 Anos, o Coletivo DeclAMAR Poesia e a Câmara Municipal de Coimbra .
Este evento não só celebra a genialidade de Camões mas também promove uma reflexão sobre a interdisciplinaridade que sua obra inspira.