Perguntas sobre o Brasil

O Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, unidade voltada à reflexão crítica e à produção de conhecimentos nos campos da educação, arte, gestão e mediação culturais, apresenta a partir de setembro um novo ciclo de debates, desta vez em formato online, “Perguntas Sobre o Brasil”, cuja realização ocorre em parceria com a Associação Portugal Brasil 200 Anos (APBRA) e a Folha de S. Paulo.

Neste ciclo, todas as mesas receberam perguntas como título e o objetivo de cada discussão será encontrar caminhos para respondê-las, dentro da proposta e área de pesquisa dos convidados e mediadores. 

Os seminários serão ministrados online, quinzenalmente, somando um total de 16 mesas com temas variados e ocorrerão de 14 setembro a 3 de maio de 2023, sempre às 16h (horário de Brasília; 20h em Portugal). Para acompanhar os debates, basta acessar o canal YouTube do Sesc São Paulo

A ideia para o seminário surgiu do levantamento feito em parceria pela APBRA, o Projeto República e a Folha de S. Paulo, um dos principais veículos de comunicação do Brasil, em referência ao bicentenário da Independência, completado no último dia 7 de setembro.

O projeto, então denominado “200 anos, 200 livros”, permeou a proposição e curadoria das mesas, pensadas a partir justamente da lista de 200 obras resultantes da consulta feita a 169 intelectuais da língua portuguesa, com o objetivo de compreender o país ao longo desse período.

A Associação Portugal Brasil 200 Anos (APBRA), instituição sem fins lucrativos propositora do ciclo, criada por ocasião da efeméride dos 200 anos da Independência do Brasil, tem por objetivo realizar ações que valorizem a língua portuguesa na consideração de que ela é a “7ª língua mais falada no mundo e a 5ª mais utilizadada online"

De maneira a ampliar o alcance dos debates do ciclo “Perguntas sobre o Brasil”, e em alusão aos 200 anos de nossa Independência, quatro instituições portuguesas se uniram à APBRA e aos realizadores Sesc São Paulo e Folha de S. Paulo para reproduzir simultaneamente as 16 mesas da programação em seus respectivos canais nas redes sociais.

São elas: a Câmara Municipal de Coimbra; a Universidade de Coimbra; o Instituto Camões e o jornal Diário de Coimbra.

assistir aqui 👇🏼

Anterior
Anterior

Onde erramos na educação? Ainda podemos acertar?

Próximo
Próximo

Filarmônica de Minas em Portugal com apoio da APBRA