O Tropicalismo está vivo ? Dialogo 16 do ciclo Perguntas sobre o Brasil
Diálogo 16 do Ciclo Perguntas sobre o Brasil
Inspirado nos livros: “Verdade Tropical”, “Macunaíma”, “Aspiro ao Grande Labirinto”, “PanAmérica”.
Contamos com as participações de:
Gilberto Gil , cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical, político e escritor brasileiro. Em 1963 ao conhecer o amigo Caetano Veloso, na Universidade da Bahia, iniciam o movimento tropicalista ou a chamada tropicália. Em 2002, foi nomeado como Ministro da Cultura e em 2021, recebeu os títulos: Doutor Honoris Causa pela Universidade de Berklee e de imortal pela Academia Brasileira de Letras (ABL).
José Miguel Wisnik, professor sênior da área de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, além de ensaísta e músico. Em 2009, recebeu a Ordem do Mérito Cultural e em 2019, o Prêmio Literário da Fundação Biblioteca Nacional.
A mediação será feita por Kelly Adriano de Oliveira , mulher negra paulistana, nascida no bairro da Barra Funda no carnaval de 1973. Mãe de um casal de filhos. Doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, mestra em antropologia pela USP e graduada em Ciências Sociais pela USP. É educadora, ativista antirracista, curadora, articuladora e gestora cultural. Trabalha há mais de 20 anos no Sesc SP onde atuou como gerente adjunta de ação cultural e, atualmente é a gerente responsável pela Unidade do Sesc no bairro da Vila Mariana. Seus temas de pesquisa são negritude, gênero, educação, antropologia urbana, antropologia política, etnomusicologia, arte e cultura.