“Brasileiros fazem população de Portugal voltar a crescer
Com o grande fluxo de cidadãos oriundos do Brasil, o número de residentes
em território luso, que vinha em queda, tornou a aumentar a partir de 2019
“Dados do Banco de Portugal e do Instituto Nacional de Estatística (INE) apontam que os brasileiros que cruzam o Atlântico vêm compensando, desde então, boa parte do deficit populacional local…. Somente de março a agosto deste ano, mais de 100 mil brasileiros que viviam ilegalmente no país conseguiram regularizar a situação por meio de um acordo dentro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). "Apenas nesse caso, estamos falando do correspondente a 1% da população portuguesa", afirma o demógrafo Pedro Góis, professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra”
O Banco de Portugal destaca, que, da população imigrante, os cidadãos oriundos do Brasil representam 62% da população ativa. São os brasileiros que têm suprido, em grande parte, a mão de obra necessária para manter a economia portuguesa funcionando sem solavancos.
Portugal facilitou as regras para estrangeiros que desejem morar, estudar e trabalhar no país. Sendo assim, que se tire proveito, sem atropelos, com os dois pés bem fincados no chão”