200 ANOS, 200 LIVROS
200 anos, 200 livros é um projeto singular! É um projeto internacional, dedicado aos livros, à memória e ao futuro, que une os esforços de entidades públicas (Senado Brasileiro, Projeto República - Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto Camões e a Universidade de Coimbra) e privadas (Associação Portugal Brasil 200 anos e Folha de São Paulo) no Brasil e em Portugal, para comemorar, de maneira inovadora e com impacto internacional, o bicentenário da Independência do Brasil em 2022. Agregando em seu entorno a maior número de parcerias relevantes.
O legado da Independência – que o passado nos deixou e nos pertence de direito – conta uma história sobre o brasileiro que um dia já fomos e que deveríamos ou poderíamos ser – e sobre o brasileiro que ainda desejamos ser. Conhecer um pouco do que foi posto pelo passado em nosso caminho: o legado possível para um futuro em aberto.
Comemorar significa dar vida, nascer de novo, ocasião oportuna para reexaminar e recordar acontecimentos. Recordar, por sua vez, significa chamar de volta ao coração, encerrar algo dentro do coração. Para isso serve o gesto de comemoração: chamar de volta ao coração não só algo que aconteceu alguma vez e partiu, mas também tudo aquilo que ocorreu como parte de uma história que ainda está aqui, entre nós, e prossegue no futuro.