Celebração do bicentenário começa em Portugal
Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Brasileiro assina em Coimbra, Portugal dois acordos de cooperação técnica visando as comemorações da independência. Os partícipes são a Universidade de Coimbra, a Associação Portugal Brasil 200 anos e o Município de Coimbra.
O objeto dos acordos é o projeto "200 anos, 200 livros", uma das mais importantes curadorias de sempre da literatura em língua portuguesa, faz oficialmente parte das comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil.
"200 anos, 200 livros" 🇵🇹 pertence às comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil.
🇧🇷
"200 anos, 200 livros" 🇵🇹 pertence às comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil. 🇧🇷
É uma ideia original da Associação Portugal Brasil 200 anos e está na origem da assinatura de um acordo de cooperação internacional assinado em Coimbra dia 21 de Abril de 2022 as 16:30 na sala do senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, pelo presidente do Senado Federal do Brasil, o Reitor da Universidade de Coimbra o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e o Presidente da Associação.
Com vistas a celebrar o aniversário de 200 anos da independência do Brasil, o Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco e o Senador Randolfe Rodrigues, presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência, estarão em missão oficial à República Portuguesa nos dias 21 e 22 de abril de 2022.
A agenda inicia-se no dia 21 de abril — feriado de Tiradentes no Brasil — na cidade de Coimbra, ocasião em que a comitiva do Senado Federal, a convite do Presidente da Câmara Municipal da cidade, José Manuel Silva, se reunirá com autoridades locais e convidados especiais para um almoço.
Na mesma tarde, os senadores visitarão a Universidade de Coimbra para assinarem o Acordo de Cooperação Técnica entre Senado Federal do Brasil, Universidade de Coimbra e Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA). O cenário para este acontecimento ocorre no âmbito do projeto internacional “200 anos, 200 livros”, ação que convidou várias personalidades brasileiras para montar uma lista de 200 livros que os brasileiros e o mundo devem ler para entender melhor o Brasil.
Feito a partir de uma ideia original da Associação Portugal Brasil 200 anos, uma comissão organizadora composta pelo autor e empresário José Manuel Diogo; António Manuel Teixeira Mendes e Naief Haddad, da Folha de Sâo Paulo; e a professora Heloísa Starling da UFMG da comissão das comemorações do bi centenário do Senado Federal Brasileiro, tendo o apoio do Instituto Camões e da Universidade de Coimbra, solicitaram a 200 personalidades da cultura brasileira e da língua portuguesa que fossem curadores de um objeto específico: descobrir quais os 200 livros essenciais para compreender os 200 anos da história do Brasil independente.
Ainda na Universidade, o Senado brasileiro lançará o livro "Vozes do Brasil", uma seleção de 21 panfletos políticos, publicados no Brasil e em Portugal entre 1821 e 1824. Os textos abrangem eventos que animaram o debate público antes e depois da Independência, em lugares como Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Grão-Pará. Essa série inédita de panfletos do período da Independência do Brasil ficaram guardados, até agora, na Biblioteca Oliveira Lima, em Washington, nos Estados Unidos.