Embaixada do Brasil em Portugal apoia oficialmente “200 anos, 200 livros”

O presidente da direção da Associação Portugal-Brasil 200 anos José Manuel Diogo, foi recebido pelo embaixador da república Federativa do Brasil em Portugal, embaixador Raimundo Carreiro, na sede da embaixada do Brasil em Lisboa numa audiência com vista à apresentação da associação, sua atividade em Portugal e no Brasil e especificamente o programa “200 anos 200 livros”.  

Durante o encontro que durou cerca de uma hora, foram abordados assuntos relativos às comemorações do bicentenário da independência,  a participação da associação nos eventos oficiais que acontecem em Portugal e no Brasil e as ações do programa 200 anos 200 livros, já objeto de acordo de cooperação técnica assinado entre a APBRA, o Senado Federal brasileiro, a Embaixada de Portugal em Brasília, o Instituto Camões e a Universidade de Coimbra, e que recebeu agora o apoio da Embaixada do Brasil em Lisboa. 

Na reunião, onde participaram também Maria José Amorim, da Associação Portugal Brasil 200 anos, o Ministro Conselheiro João Paulo Ortega Terra  e o chefe do Setor Cultural o Conselheiro Gustavo de Sá da Embaixada do Brasil em Portugal, percorreram-se detalhadamente  as ações do programa “200 anos 200 livros”.

O projeto, no território a partir de Setembro, engloba uma série de ações destinadas diretamente à interação com as populações — um espetáculo musical que é também um PodCast com música original do compositor Pedro Teixeira da Silva, "200 livros, 200 histórias”. Uma exposição fotográfica com a curadoria de Diógenes Moura, "200 livros, 200 fotos" onde o escritor brasileiro escolhe a imagem que define cada livro e que será transformada num NFT. Uma Biblioteca Virtual que pode ser enviada por correio para qualquer lugar do mundo. Documentários na TV. Uma peça de Teatro e Ciclos de conferências. 

Mas os 200 anos 200 Livros , mais que tudo, são um lugar de reflexão sobre a língua portuguesa em vários locais espalhados pelo mundo, naquela que é umas das principais necessidades detetadas pelos responsáveis da embaixada do Brasil em Portugal: criar uma cultura comum partilhada onde as diferenças causem empatia em vez de distanciamento. 

No término da reunião o Embaixador Raimundo Carreiro comunicou ao Presidente da Associação ter aceito convite para integrar o Conselho consultivo da associação. 

Nascido em Benedito Leite, no estado do Maranhão, Raimundo Carreiro tem longa trajetória de dedicação ao serviço público nomeadamente como funcionário do Senado Federal, onde exerceu os cargos de Assistente Legislativo, Técnico em Legislação e Orçamento e Analista Legislativo dedicado à área de orçamentos públicos. Sempre no Senado Federal, foi Secretário-Geral da Mesa Adjunto, Diretor da Secretaria de Comissões e, finalmente, Secretário-Geral da Mesa entre 1995 e 2007. Foi, de resto, Secretário da Comissão Representativa do Congresso Nacional.

Em 2007, assumiu o cargo de ministro do tribunal de contas da união. Presidiu a corte no biênio 2017- 2018 (além de ter ocupado a sua vice-presidência no biênio imediatamente anterior).

Anterior
Anterior

Biblioteca do Senado pauta “200 anos, 200 livros”

Próximo
Próximo

Governo de São Paulo escolhe Coimbra em Portugal para Museu da língua na Europa