ASSOCIAÇÃO PORTUGAL BRASIL 200 ANOS

View Original

Biblioteca do Senado pauta “200 anos, 200 livros”

Presidente da APBRA na biblioteca do congresso durante visita a Brasília para definição do plano de trabalho do Acordo de Cooperação AC2021/0128

Brasília — O Presidente da direção da Associação Portugal Brasil 200 anos visitou o Senado Federal no dia 24 de Maio com vista a iniciar as tratativas necessária à definição do plano de trabalho que resultará da assinatura do termo de cooperação técnica assinado em Coimbra Portugal no passado dia 21 de Abri,l.

O Coordenador da Cooperação Técnica Internacional da diretoria-geral, Fabrício Cortrês é o gestor desta parceria que envolve a Associação e a UniverSidade de Coimbra e que agora entra em fase de execução.

Na ocasião os produtores do Programa  “Autores e Livros”  da Rádio Senado, falaram com o Presidente “e empresário português José Manuel Diogo, de um dos idealizadores do projeto “200 anos, 200 livros”,

Your browser doesn't support HTML5 audio

👈🏽 OUVIR AQUI

No último dia 5 de maio, dia da língua portuguesa, a Associação Portugal Brasil 200 anos, a Folha de São Paulo e o Projeto República divulgaram a lista dos 200 importantes livros para entender o Brasil.

A relação de obras se baseia em sugestões enviadas por historiadores, sociólogos, antropólogos, romancistas, economistas, juristas, entre outros profissionais — a grande maioria do Brasil, mas também alguns representantes de Portugal, Angola e Moçambique.

 "Quarto de despejo" (1960), de Carolina de Jesus, encabeça a lista, com o maior número de indicações. em seguida, aparecem "Srande sertão: veredas", de Guimarães Rosa, "A queda do céu", de Davi Kopenawa e Bruce Albert, "Raízes do brasil", de Sérgio Buarque de Holanda, "Casa-grande & Senzala", de Gilberto Freyre, e "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis.

 Osmar Arouck, bibliotecário do senado federal, conversou com José Manuel Diogo, que falou um pouco mais dessa lista. Esta lista completa desses 200 livros no site www.portugalbrasil200anos.org. essa lista está também no instagram. use a #dicasautoreselivros.

Aproveitando a presença na nobre casa da Praça do 3 Poderes, José Manuel Diogo pode ainda autografar e colocar uma dedicatória no exemplar do seu livro, “As grandes agências secretas” depositado — e bastante manuesado — no acervo da biblioteca do Senado Federal.

O presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos, destacou ainda o cuidado e o profissionalismo que recebeu durante a visita às instalações da Biblioteca, em todos os momentos do dia e, nomeadamente, ,a Abner Ribeiro de Noronha, Chefe do Serviço de manutenção e e conservação doo acervo da biblioteca e a Osmar Carmo Arouk Ferreira, Chefe do serviço de Pesquisa Parlamentar, por toda a atenção e cuidado demonstrados.