ASSOCIAÇÃO PORTUGAL BRASIL 200 ANOS

View Original

Os 200 livros no Folio, em Óbidos.

Afonso Borges e José Manuel Diogo na Bienal do Livro de São Paulo

José Manuel Diogo, presidente da Associação Portugal Brasil 200 anos, o primeiro diretor de comunicação do Folio ( 2015-2018) regressa ao maior festival literário português para, na companhia do produtor cultural brasileiro (e conselheiro da APBRA) Afonso Borges, apresentar o projeto “200 anos 200 livros”.

Este é um projeto único elaborado a partir de uma ideia simples: celebrar a independência do Brasil através da literatura. Para o fazer a Associação Portugal Brasil 200 anos em parceria com a UFMG e a Folha de S Paulo escolheram 169 intelectuais de língua portuguesa que durante um ano realizaram uma das mais importantes curadorias literárias em língua portuguesa em toda a história.

Apoiado em Portugal e no Brasil pelas estruturas oficiais de comemoração, a Comissão de comemoração dos descobrimentos do governo português e do senado federal brasileiro, este projeto tem ainda o apoio do Sesc e da Universidade de Coimbra.

Apesar de maioritariamente “brasileiro” o projeto abraça 4 continentes e constitui-se hoje em mais que um simples retrato histórico elaborado com livros, ele revelou uma nova imagem do Brasil onde a multiplicidade cultural é a palavra chave.

Hoje 200 anos 200 livros cresceu e deu origem um selo editorial, um um ciclo de conferências, um festival, uma revista e um prémio.

A conversa incluída no capítulo Folio Mais acontece dia 11 de Outubro de 2022 às 18:30 na Livraria Santiago