ASSOCIAÇÃO PORTUGAL BRASIL 200 ANOS

View Original

Fronteira-Mátria une os dois lados do Oceano

André Neves (Maze) e Vinicius Terra (Terra) conheceram-se há mais de dez anos numa vinda do segundo a Portugal para dar alguns concertos. Depois disso, Maze foi ao Brasil participar no festival Terra do Rap, que tem curadoria de Vinicius, e foram mantendo o contacto, digital e pessoalmente, criando uma relação que mais do que de trabalho passou a ser de amizade. O rap, que ambos fazem há mais de 20 anos, juntou-os. Já a ideia de publicarem um livro em conjunto surgiu por causa de um convite da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, para um espetáculo de comemoração do Dia de Portugal em junho do ano passado. e assim nasceu Fronteira -Mátria

“Neste projeto original que une TERRA e MAZE, há que mergulhar fundo para ler além da superfície uma pulsão imensa de talento e instinto”.(Minês Castanheira)

Em relação aos artistas, tratam-se de cidadãos que partilham a língua portuguesa, um do lado  do hemisfério norte (Maze de Portugal) e outro quase exclusivamente do hemisfério Sul (Terra do Brasil). Conhecem-se há mais de dez anos e partilham a linguagem da rima, da resistência e da cidadania da língua portuguesa.

André Neves (ex-Dealema), mais conhecido como Maze no âmago da cultura Hip Hop feita em Portugal, desde os anos 90 que escolhe como arma de intervenção a palavra.Multidimensional, encontrou na criação artística a sua forma de expressão. Do grafitti ao design gráfico, das rimas e batidas à spoken word, das oficinas de escrita à paixão pela fotografia.

Assim, ao longo de duas décadas, tem desenvolvido de forma exemplar o papel de ativista, agitador e divulgador cultural nomeadamente através dos programas que desenvolveu na Vodafone FM “Oblá FM” e “Ginga Beat Radio”.

No campo da palavra dita, tem investido na criação dos seus poemas urbanos em breve a materializar em livro, na atividade de docente no projecto Skoola de Lisboa e na realização de oficinas de escrita em escolas, sobretudo com aluno do Ensino Secundário.

Vinicius Terra é rapper e professor académico. Considerado uma figura singular na cultura Hip Hop do Brasil.

No seu discurso, une a literatura à música, dando voz às novas gerações com o propósito de valorizar as raízes brasileiras e procurando um diálogo constante entre os países de língua oficial portuguesa.

Vinicius é o curador e director artístico do Festival Terra do Rap, que acontece anualmente na cidade do Rio de Janeiro desde 2013. 

É também o autor do programa de integração social “Meu Bairro, Minha Língua”, que o ano passado deu origem ao tema de homenagem ao Museu da Língua Portugesa em São Paulo, em colaboração com Elza Soares, Linn da Quebrada, Dino D’Santiago e Sara Correia.

Este evento, que ocorre no dia 19 de outubro à partir das 18h30,  insere-se na programação da Casa da Cidadania da Língua, inaugurada no passado dia 12 de outubro.