ASSOCIAÇÃO PORTUGAL BRASIL 200 ANOS

View Original

Quebra Costas - O centro das artes em Coimbra

O Festival das Artes QuebraJazz está de regresso para a sua 14ª edição e volta a ter como palco principal o anfiteatro Colina de Camões, nos jardins da Quinta das Lágrimas, de 15 a 24 de julho, e as escadas do Quebra Costas até ao dia 26 de agosto. O tema desta edição é “Manhãs dos Séculos” e estão programados vários concertos, de música clássica e jazz, assim como uma vasta programação complementar que vai desde a gastronomia, ciclos de conferências ou serviço educativo (visitas guiadas, teatro para a infância, música para bebés e para crianças surdas). O Festival das Artes QuebraJazz conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra.

O programa musical desta edição vai ser anunciado na íntegra muito brevemente. Contudo, é já possível destacar quatro concertos de relevo: a Orquestra Sem Fronteiras; a Orquestra Metropolitana Lisboa acompanhada pelo pianista catalão Josep Colom; Elas e o Jazz; e o concerto de tributo ao cancioneiro alentejano com Vitorino & Janita Salomé e a Orquestra de Jazz de Estarreja.

O Festival das Artes QuebraJazz é um festival de verão realizado no anfiteatro ao ar-livre Colina de Camões, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, no Quebra Costas e noutros espaços da cidade. Um festival que é já uma referência nacional dos festivais de verão ao ar livre, mas que promete consolidar-se como referência internacional. Este é, pois, um evento âncora turismo cultural que ajuda à promoção de Coimbra e da Região Centro de Portugal.

Sobre o QuebraJazz

Desde 2012 que todos os fins-de-semana de verão têm um encanto especial no Centro Histórico de Coimbra, nas Escadas Quebra Costas, com uma mostra do melhor Jazz que se vai fazendo por Portugal. De degrau em degrau, o QuebraJazz revela-se como um festival de excelência para o jazz e coloca Coimbra na lista dos locais preferidos para atuações dos melhores músicos nacionais e internacionais. Após um primeiro concerto oficial realizado fora das Escadas Quebra Costas no dia 25 de julho de 2019, e um segundo, no dia 5 de setembro de 2020, com um enorme sucesso, em 2021, esta coprodução do QuebraJazz e do Festival das Artes ganha uma dimensão maior e resultará numa partilha mais ampla e que terá lugar no belo anfiteatro da Colina de Camões na Quinta das Lágrimas.