ASSOCIAÇÃO PORTUGAL BRASIL 200 ANOS

View Original

Como o rap conversa com o samba?

Veja Aqui

Diálogo 10 do Ciclo Conversas sobre o Brasil

Inspirado nos livros de: “Dicionário da História social do samba”, “Cidade de Deus”, “Capão Pecado” e “Sobrevivendo no Inferno”.

À primeira vista, são expressões musicais muito diferentes, mas há pontos em comum, como as raízes de contestação e a forte ligação com populações periféricas das grandes cidades do Brasil. 

Com a participação de Lira Neto e Rappin´Hood e mediação de Flávia Prando. A apresentação estará novamente a cargo de Patrícia Dini.

Lira Neto é escritor e jornalista, mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará. Tem doze livros publicados. Venceu quatro vezes o Prêmio Jabuti de Literatura (2007, 2010, 2013 e 2014) e uma vez o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte - APCA (2014), sempre na categoria Biografia. Em 2015, 2016 e 2018, como writer-in-residence, ministrou aulas e proferiu palestras na Portuguese School do Middlebury College, em Vermont, Estados Unidos.

Rappin´Hood começou a compor aos 14 anos de idade. Estudou trombone e corneta e, em 1989, lançou-se como rapper, após sagrar-se vencedor de um campeonato de rap. Em 1992, formou o conjunto Posse Mente Zulu. Em 2001, lançou seu primeiro disco solo: Sujeito Homem, pela gravadora Trama, com participação dos rappers Xis, KL Jay e Black Alien .Em 2005, gravou o disco Sujeito Homem 2, no qual participaram vários nomes da música brasileira, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Arlindo Cruz, Jair Rodrigues, Zélia Duncan e Dudu Nobre, além de William Calhoun e Doug Wimbish, da banda de hard-rock estadunidense Living Colour. Em 2008, assinou contrato com a TV Cultura para apresentar o programa Manos e Minas no lugar de Ice Blue.

Flávia Prando Doutora e Mestre em Música pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, é Bacharel em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. É Pesquisadora em Ciências Sociais e Humanas no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP. Atua na área da música, com ênfase em Violão, principalmente nos seguintes temas: violão, aulas coletivas, São Paulo, cultura popular, choro.