Celebração do bicentenário começa em Portugal
Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Brasileiro assina em Coimbra, Portugal dois acordos de cooperação técnica visando as comemorações da independência. Os partícipes são a Universidade de Coimbra, a Associação Portugal Brasil 200 anos e o Município de Coimbra.
O objeto dos acordos é o projeto "200 anos, 200 livros", uma das mais importantes curadorias de sempre da literatura em língua portuguesa, faz oficialmente parte das comemorações oficiais do bicentenário da independência do Brasil.
É uma ideia original da Associação Portugal Brasil 200 anos e está na origem da assinatura de um acordo de cooperação internacional assinado em Coimbra dia 21 de Abril de 2022 as 16:30 na sala do senado da Reitoria da Universidade de Coimbra, pelo presidente do Senado Federal do Brasil, o Reitor da Universidade de Coimbra o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra e o Presidente da Associação.
Com vistas a celebrar o aniversário de 200 anos da independência do Brasil, o Presidente do Senado Federal, Senador Rodrigo Pacheco e o Senador Randolfe Rodrigues, presidente da Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência, estarão em missão oficial à República Portuguesa nos dias 21 e 22 de abril de 2022.
A agenda inicia-se no dia 21 de abril — feriado de Tiradentes no Brasil — na cidade de Coimbra, ocasião em que a comitiva do Senado Federal, a convite do Presidente da Câmara Municipal da cidade, José Manuel Silva, se reunirá com autoridades locais e convidados especiais para um almoço.
Na mesma tarde, os senadores visitarão a Universidade de Coimbra para assinarem o Acordo de Cooperação Técnica entre Senado Federal do Brasil, Universidade de Coimbra e Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA). O cenário para este acontecimento ocorre no âmbito do projeto internacional “200 anos, 200 livros”, ação que convidou várias personalidades brasileiras para montar uma lista de 200 livros que os brasileiros e o mundo devem ler para entender melhor o Brasil.
Feito a partir de uma ideia original da Associação Portugal Brasil 200 anos, uma comissão organizadora composta pelo autor e empresário José Manuel Diogo; António Manuel Teixeira Mendes e Naief Haddad, da Folha de Sâo Paulo; e a professora Heloísa Starling da UFMG da comissão das comemorações do bi centenário do Senado Federal Brasileiro, tendo o apoio do Instituto Camões e da Universidade de Coimbra, solicitaram a 200 personalidades da cultura brasileira e da língua portuguesa que fossem curadores de um objeto específico: descobrir quais os 200 livros essenciais para compreender os 200 anos da história do Brasil independente.
Ainda na Universidade, o Senado brasileiro lançará o livro "Vozes do Brasil", uma seleção de 21 panfletos políticos, publicados no Brasil e em Portugal entre 1821 e 1824. Os textos abrangem eventos que animaram o debate público antes e depois da Independência, em lugares como Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Grão-Pará. Essa série inédita de panfletos do período da Independência do Brasil ficaram guardados, até agora, na Biblioteca Oliveira Lima, em Washington, nos Estados Unidos.