ASSOCIAÇÃO PORTUGAL BRASIL 200 ANOS

View Original

Associação Portugal Brasil 200 anos lança projeto “Cidadania da língua”

Apresentação do projeto em Poços de Caldas, Minas Gerais, durante o Flipoços 2023. 5.mai.2023

Associação Portugal Brasil 200 anos lançou dia 5 de maio, dia mundial da língua portuguesa, o Projeto Cidadania da Língua onde personalidades marcantes da sociedade gravam um depoimento em vídeo partilhando a sua visão da Cidadania da Língua.

Este projeto pretende celebrar, pensar e estudar a língua portuguesa como um “território compartilhado” pelos cidadãos dos países que a utilizam

"O acordo de mobilidade da CPLP, ao garantir autorização de residência em Portugal praticamente automática *aos cidadãos dos países de língua portuguesa* , é um instrumento revolucionário porque assenta no pertence a uma língua comum e não há uma geografia conotada". Esta desmaterialização da cidadania é uma inovação civilizacional", diz José Manuel Diogo, presidente da associação Portugal Brasil 200 anos, citado pelo comunicado.

O Projeto Cidadania da Língua convida várias figuras marcantes a gravar um vídeo em que partilhem a sua própria visão da Cidadania da Língua. Qualquer pessoa pode também participar, enviando um vídeo de dois minutos para o e-mail geral@portugalbrasil200anos.org.

Os vídeos começaram a ser apresentados publicamente no dia 5 de maio pela internet e no Festival "Flipoços" em Poços de Caldas, Minas Gerais, Brasil, onde o presidente da APBRA, José Manuel Diogo foi um dos palestrantes convidados.

O projeto tem a coordenação da escritora brasileira Samantha Buglione e a co-curadoria do escritor também brasileiro André Augustus Dias e dos produtores culturais portugueses Carlos Moura Carvalho e José Manuel Diogo.

A iniciativa conta também com a "adesão de autoridades e instituições brasileiras e portuguesas e a contribuição do embaixador de Portugal no Brasil".

O vídeo de apresentação na íntegra AQUI