ABPRA lança Selo de Referência da lista dos "200 Anos 200 Livros"
A associação Portugal Brasil 200 anos, que recentemente assinou um programa de cooperação técnica com o Senado Federal, a Universidade de Coimbra e o Municipio de Coimbra, em Portugal, no âmbito das comemorações oficiais do bicentenário da independência se prepara para lançar, no mês de Julho deste ano, durante a Bienal do Livro de São Paulo, o selo de referência dos “200 anos, 200 livros”.
A ideia da associção é trazer para o publico de língua portuguesa e sobretudo o publico brasileiro, novas edições de livros consagrados da literatura brasileira e que também foram objeto de seleção por parte da extensa lista de curadores no projeto 200 anos 200 livros, uma ideia original da Associação, que convidou a historiadora Heloísa Starling e a Folha de S. Paulo a participar.
Projetos das capas de alguns dos livros que o selo incluirá na sua coleção
“O objetivo da APBRA é dar uma roupagem nova e repercutir leituras inovadoras sobre grandes clássicos da literatura que voltam a ser apontados pela elite cultural e social da língua portuguesa como essenciais para conhecer e compreender o Brasil — adianta José Manuel Diogo, Presidente da Associação.
Os primeiros livros a ser objeto da atenção da associação e dos seus parceiros são aqueles cujos diretos se encontram já em domínio público e que, em virtude dessa situação, podem ser mais rapidamente chegar aos leitores.
“Perpetuar a memória de grandes obras, projetando sobre elas novos entendimentos, é o objetivo da associação da associação” adianta Jose Manuel Diogo, que quer potencializar ao máximo a capacidade instalada nos parceiros da associação visando uma distribuição das obras do novo selo junto do maior número de pessoas e instituições.
“Ter como parceiros o Senado Federal, o Instituto Camões de Portugal e a Folha de São Paulo é um privilégio que abre possibilidades de promover a cultura, também através da leitura em todos os territórios onde se fala português.
Nos planos do selo, estão ainda a publicação de obras brasileiras e a criação de um prêmio literário.