“ Cotas raciais devem se estender para outras áreas para além do ensino?”
Diálogo 22 do ciclo “Perguntas sobre o Brasil”
20 de Setembro às 16h00 (hora Brasília) e às 20h00 (hora Lisboa)
ELIANA ALVES CRUZ
Escritora e jornalista na área da literatura, ela é autora de três romances: “Água de barrela”, “O crime do cais do Valongo” e “Nada digo de ti, que em ti não veja”. Seu romance de estreia,” Água de barrela”, conta a trajetória de sua família que começa em meados do século 19 na Nigéria, passa por um engenho em Cachoeira / BA, atravessa todo o século 20 e termina na segunda década do século 21. Esta saga ganhou o Prêmio Oliveira Silveira 2015, da Fundação CulturalPalmares / Ministério da Cultura e foi uma menção honrosa do PrêmioThomas Skidmore 2018, do Arquivo Nacional e da Universidade americana Brown University. Foi publicado comercialmente pela Editora Malê. Seu segundo romance, “O crime do cais do Valongo”, também da Editora Malê, foi eleito um dos melhores do ano 2018 pelos critérios do jornal “O Globo” e semifinalista do Prêmio Oceanos2019, mesmo ano em que publicou o seu primeiro livro infantil, “Theleafy tree canopy”, da editora Nandyala.
Até agora a autora está em mais de 10 antologias de contos e uma de poesia.
“Nada digo de ti, que em ti não veja”, lançado em junho de 2020, pela Editora Pallas, tem sido muito bem recebido pelo público e pela crítica especializada. Como jornalista, foi assessora de imprensa de uma Federação Olímpica, tendo participado de coberturas em 32 países, incluindo seis edições de Jogos Olímpicos e 25 edições de Campeonatos Mundiais. Foi colunista do site The Intercept Brasil. Atualmente é colunista do portal UOL Esportes e pesquisadora de conteúdo do Departamento Artístico da TV Globo.
Informações coletadas do Lattes
Jeferson Tenório
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1977. Radicado em Porto Alegre, é doutor em teoria literária pela PUC-RS. Foi colunista do jornal Zero Hora e Uol/Folha de São Paulo até abril de 2023. Foi professor visitante de literatura na Brown University, EUA. Teve textos adaptados para o teatro e contos traduzidos para o inglês e o espanhol. É autor de “Estela sem Deus” (2018) e “O avesso da pele” (2020), que venceu o prêmio Jabuti e teve seus direitos vendidos para Portugal, Itália, Inglaterra, Canadá, França, México, Eslovaquia, Suécia, China, Bélgica e Estados Unidos.
Priscila Camazano (Mediadora)
Repórter na Folha de S. Paulo. Já trabalhou na revista São Paulo, Guia Folha,mídias sociais, Cotidiano, Política e TV Folha.